sexta-feira, março 30, 2007

Diálogo filosófico (da formação e função do historiador)

Essa conversa nós tivemos hoje foi bom, e elucidou muitas coisas interessantes a respeito do que eu penso, do que o Luiz pensa etc... e blá, blá, blá...


eu
: bem vindo ao mundo contemporâneo
Luiz: hauhuahuahuha
pq?
13:14 eu: gostei da sua iniciativa com relação a informação relativa ao jogo do mário e do sonic
Luiz: hahahahyahahahahahaha
ta vendo
sou gente boa
13:15 eu: está aprendendo
lembre-se que a dialética é entre presente e passado
não abra mão de todas as facetas do presente
isso seria egoismo seu
Luiz: uhauhauhauahuhauha
13:16 ta bom
eu: não gostar de algo e apenas reclamar é coisa de ignorante sobre o assunto
até uma crítica negativa deve buscar o conhecimento do objeto criticado
Luiz: ah é?
(...)
13:22 Luiz: aquilo q vc falou ontem é a mais pura verdade: devemos ter uma relação de empatia com o objeto, ou coisas do tipo
no meu caso eu tenho antipatica pelo método
eu: e é, na minha medíocre opinião, que torna tão subjetivo os nossos estudo.
13:23 independente da fonte que use
Luiz: não gosto de história oral nem fudendo
eu: independente do período que estude
Luiz: acaba sendo apenas antipatia mesmo
sem justificativa coerente
eu: idependente do time que torça
e do lado que acorda pela manhã
13:24 a história é sempre a história
independente do recorte
independente da fonte utilizada
Luiz: é
eu: e pensar em algo diferente disso é retornar a momentos passados
13:25 hoje considerados arcaicos
em que as fontes eram hierarquizáveis
é pensar como um positivista
isso sim é pensar como um positivista
e não pensar o político
então
13:26 voce é um positivista?
Luiz: não
eu: ou acredita na rerevolução documental de bloch e ferbvre
Luiz: mas faço uso do meu livre arbitrio de julgar qual o melhor método a ser utilizado para se buscar um minimo de verdade histórica
13:27 mesmo q seja pela empatia ou antipatia
eu: aí o debate caiu muito de nível
"verdade histórica"
Luiz: ah vc faz literatura???????
eu: a discução a respeito do método é que caba a nós
13:28 a discução a respeito de método e não de verdade
nem a discução a respeito de ciencia pra mim é válida
Luiz: uai meu fio mas vc faz hiostoria pra que???? Usa um metodo pra q???? Pra se divertir?????????
13:29 eu: para produzir um conhecimento possível
Luiz: o objetivo maior do historiador é sempre um compromisso com a verdade, por menor q seja esta
extamente
é disso q to falando
e este conhecimento tem que ser plausivel e coerente[
13:30 eu: verdade é, no meu ponto de vista, um conceito meta-físico
e o que o torna coerente?
Luiz: uhauhauhauhauahuahuahuahuahuha
eu: uma série de fatores
13:31 fatores que fogem do nosso controle
fatores que vão além da nossa compreensão
Luiz: se eu te falar que a 1000 anos o homem voava vc acredita? Isso é coerente???
13:32 eu: mas se voce encontrar aparato documental isso será aceito?
não se a comunidade científica não permitir
o mundo sempre foi redondo
Luiz: uhauhauhauhauhauhauha
para com esse papod de metafisica po!
eu: mas por muito tempo ele se configurou de outra forma
13:33 Luiz: ah sim
eu: e havia dados empíricos a esse respeito
Luiz: ahm
eu: mesmo assim o mundo continuava não redondo na explicação oficial
e aí?
Luiz: q q tem???
13:34 eu: cade a verdade?
a verdade existe num mundo onde o que vale é o discurso oficializado?
e as coisas são explicadas por meio deste discurso?
13:35 Luiz: mas então vc faz historia tentando encaixar sua explicação numa margem de erro permitida?
13:39 eu: seria hipocrisia aceitar a idéia de busca da verdade num contexto em que os argumentos estão tão condicionados
13:40 seria absurdo
Luiz: claro mirim
eu: nós, COMO TODA CIÊNCIA, trabalhamos com um argumento de convencimento
Luiz: mas acho q não podemos ser tão ceticos assim como vc e o Hidem White
13:41 eu: e em diferentes época diferentes argumentos foram mais eficientes
isso é um fato
Luiz: uhauhauhauha
cara
eu: fato mesmo
Luiz: se vc conversar com o Jão ele te escomunga
13:42 eu: incomdicional para a conpreensão do que fazemos
a história deve ser analisada pela história
Luiz: vc voltou totalmente pos este periodo
uhauhauhauhauhauha
massa vei
HAHAHAHAHAHAHAHA
nunca imaginei vc falando isso
eu: as coisas sempre foram assim
Luiz: mas aki, fala baiximho ta?
uhauhauhauahuahauhauha
eu: afinal
13:43 as coisas são como são
Luiz: hehehe
eu: e um dia elas ocorreram de verdade
Luiz: sim
eu: mas isso se perdeu
em grande parte
Luiz: exatamente
eu: as lacunas são grandes
e o que chega até nos
Luiz: por mais que nos esforcemos ninca vamos compreende-las
13:44 eu: tanto fontes escritas como depoimentos
Luiz: ENORMES
SIM
eu: também tem uma história de vida
a fone tem uma história
assim como os acontecimentos
13:45 Luiz: é
eu: a fonte tem uma história
assim como os acontecimentos
e isso não é ser pós-moderno
isso é ser academico
tradicional
13:46 e,
principalmente
realista
voce me autoriza publicar essa nossa conversa no meu blog?
Luiz: uhauhauhauhauhauhauhauhauhauahuahuhauhauha
mas aki
eu: sem edição
Luiz: porque vc esta tão cetico assim cara?
13:47 o q vc leu nestas ferias?
eu: não é ceticismo
braudel
e só
Luiz: E as História para planejar o futuro?????
eu: ela continua valendo
Luiz: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
eu: uma coisa não esclui a outra
pro exemplo
Luiz: ah não?
13:48 eu: é, no meu ponto de vista, função do bacharel em história desenvolver políticas públicas com relação a conservação do patrimônio histórico
13:49 e isso,
Luiz: isso q vc ta falando ai é puro Vaine E White
larga mãop de ser mentiroso
eu: uma idéia de funcionalidade futura é impossível
13:50 Luiz: q mane preservação o que
eu: é vaine, é white, e é o que eu penso.
Luiz: vc quer é grana!!!!!!!!!!!!
uhauhauhauahauhauhauha
ah garoto
ta certíííssimo
eu: eu quero um histiador completo
Luiz: esse lance de ser ou não ser pos é estupidez
13:51 eu: realizando tudo que a sociedade permite como sua competência
Luiz: foda-se se vc acredita numa coisa dita por alguem q é rotulado de pos
eu: e muitas coisas ligadas a um lado pragmático são de sua competência
13:52 lê no catálogo de graduação a função do bacharel em história
ele não existe única e exclusivamente como historiador produtor de análises escritas
13:53 Luiz: evero!
eu: "o bacharl de história não é só isso, é muito mais"
Luiz: uhauhauahuhauhauhauhauhauhauhauahuhauhauhaua
fala em preservação, divulgação e estudo da memoria historica
13:54 mas o q isso tem de pragmatico?
NADA
e isso não deixa de ser digno
assim q eu penso
13:56 eu: e sinceramente, eu quero ser um profissional com a formação mais ampla possível, um professor que não dê apenas aulas, e um bacharel que não viva só de pesquisas que circulem apenas no meio acadêmico
Luiz: aham
eu: o bacharel também tem por função o ir ao povo
Luiz: sim
divulgar a cultura
isso pra mim é primordial
13:57 ensinar história para as criancinhas e para os velhinhos
eu: ele não é exclusivamente, ou não deveria, ser um "animal acadêmico"
vai muito além disso
Luiz: aham
13:58 eu: são questões relativas não ao conceitos de classe, nem o de revolução
mas o de cidadão
qual a função de todo cidadão
Luiz: aham
eu: a postura de um cidadão, e isso é algo meu, deveria partir da postura do ideal grego.
13:59 sacrifício pela coletividade
Luiz: uhauhauhauahuahauha
eta mentira heim
eu: e o bacharel, tanto quanto o licenciado, deve ter um papel atuante,
e relativo a sua área de conhecimento
Luiz: isso ai q vc ta falando é retorica pura. te conheço e vc ta longe de pensar assim
nem vem
14:00 sacrifício pela coletividade
ta bom
eu: isso
o herói cristão num sentido social do termo
o super herói
14:01 o santo
Luiz: uhauhauhauahauhauha
safadão
14:02 eu: que dentro das suas limitações de ser humano realiza milagres
Luiz: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
vc quer é grana rapah!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
foda-se os o narz dos outros!!!!!!!!
14:03 eu: eu quero respeito e valorização do meu ofício
olha pra mim os recados do meu orkut
(...)
Luiz: entra na fila e me esper4a carai
eu: isso é uma afirmação
vou te esperar onde era a banca
14:25 e ponto final
não vai fazer o preto enfrentar fila para o branco cortar
vira homem
e enfrenta fila como um cidadão conciente
14:26 que sofre pela coletividade
que vive pela, por e na coletividade
14:27 que deve desenvolver suas qualidades como forma de levar a evolução toda a estrutura social em que está inserido
isso pra mim é que é um homem de verdade
Luiz: uhauhauhauhauahuhauhauhauhauha
14:28 eu: um super herói
Luiz: fii
eu: vem
Luiz: vc é piada demais
eu: vem
Luiz: to saindo
me espere
eu: vou escrever um texto sobre o meu conceito de cidadão herói
14:29 Luiz: vai pro ru carai
flw
eu: to indo