quinta-feira, agosto 23, 2007

Homens da Antiga substância

Achei pertinente tratar desse assunto aqui. Tenho achado muito estranho na sociedade presente a corrupção dos costumes se tornar algo comum, totalmente aceitável do ponto de vista da pós-modernidade. Não que eu seja um "ogro" que não seria capaz de sobreviver num mundo que avance. Quero Evoluir a passos largos. Mas não sou eu o assunto em questão. A problemática aqui gira em torno da "substância". Vou definir o que é substância.

Substância aqui é uma série de costumes que gerem a sociedade. São sua constituição. Uma constituição lapidada por tempos imemoriáveis, mas uma tradição inventada saudável, que a meu ver contribuem para a manutenção da ordem. Não trato aqui de preconceitos relacionados a qualquer nível. Trato aqui de lugares comuns que pertenciam a praticamente todos os níveis sociais. Seria, nesse sentido, algo próximo de um conjunto de condulta consuetudinário.

Jogar isso fora não é proveitoso. Nascemos de nossos pais, e isso é m ciclo interminavel na nossa percepção de mundo individual. Esquecer toda a evolução passada é esquecer quem nós somos.

continua...