terça-feira, outubro 24, 2006

Estudante de História...

Na minha opinião tem-se cobrado e dito muita coisa a respeito das posturas de um estudante de História.
Tem-se dito, por exemplo, que dele se espera um engajamento em questões políticas. Francamente, não somos estudantes de ciências sociais. Eles sim tem a obrigação de discutir tal assunto mais a fundo. No mais é nossa obrigação como cidadão, e não como estudante de História, se manter informado sobre as questões que involvem a administração pública.
Outra postura cobrada não só dos alunos, mas também de qualquer profissional da História, dentre eles pesquisadores e professores, é o engajamento social. A esse respeito sou totalmente a favor que qualquer profissional tenha uma postura ativa perante as desigualdades. No entanto é, como o primeiro exemplo, função de cidadão e não de um profissional da História. Se a pessoa tem como intenção profissional o trabalho social mais especificamente, então que se forme como assistente social. No meu ponto de vista a função de tal profissional se encaixaria mais no perfil de uma série de críticos dos "Historiadores de Gabinete".
Por fim expressarei aqui a função, a missão, no meu entendimento pessoal, do profissional da História: Estudar a História.
Uma série de correntes historiográficas pregam algo mais ao metier do Historiador. A minha concepção não aceita algo diferente do que estudar, esclarecer, explicar a História.
História.
Esta é a nossa ciência. É o que escolhemos como profissão. E praticá-la de outro modo seria indigno.

"História: Ame-a como ela é ou deixe-a e abrace o que realmente você ama."

Nenhum comentário: